Learn in public - O segredo de aprender na frente das pessoas
Hoje quero abordar um tema com você que me ajudou muito no meu início de carreira, até hoje é um ferramental para você aprender mais rápido e ser visto(a). 🫡
A melhor maneira de aprender algo é fazer com que outras pessoas aprendam com você." - Bill Gates
Sabe aquele ditado que costuma nos cercar: “Você só pode ensinar quando for expert“ ? Já quero começar dizendo que esse é o maior mito da história.
Ensinar acadêmicamente é um assunto, esinar outras pessoas sendo uma pessoa genuína sobre seu processo de aprendizagem e passagem de conhecimento, é outra.
O mundo de pessoas amarguradas que não conseguem se destacar, nos empurram pra abaixo para que nossa luz de conhecimento não vá a frente.
Você pode ser inspiração de alguém
Sempre que vou em eventos de tecnologia, me emociono muito em conversar com as pessoas participantes e saber que meu conteúdo ajudou na carreira deles.
Infelizmente a pandemia nos deu a falsa sensação do digital de que apenas somos visto se tivermos milhões de views…. Seu post teve 100 likes, já imaginou uma sala com 100 pessoas?
Mas Ana, o que quer dizer com tudo isso?
Eu sei que te cercam várias inseguranças, o que eu quero dizer é que pessoas precisam ser inspiradas e nós precisamos deixar com que o conhecimento seja cíclico e fazer com que conhecimento gratuito chegue longe para pessoas que não tem acesso a pagar cursos.
No início eu fui muito julgada
A comunidade de tecnologia ao mesmo tempo que é um espaço aberto para compartilhar conhecimento e aprender com ela, também é uma ferramenta de ódio gratuito muito grande, infelizmente você precisa ter isso em mente.
Eu sempre preferi no meu início ser super transparente com o que eu palestrava, sempre deixei claro que eu estava aprendendo e que estava apenas compartilhando meus aprendizados.
Eu li muitas críticas negativas no Twitter, no qual dizim que eu era uma farsa, que achavam que era enganação pro publíco uma pessoa inicialmente estar palestrando, até mesmo que isso podia me atrapalhar…. 😬
Galera e isso pode acontecer mesmo, mas eu fico muito feliz em ver que a comunidade evoluiu muito e hoje postar, palestrar mesmo sendo inicialmente é totalmente bem visto, não que antes não fosse…
Eu agradeço muito a Ana do passado não ter dado ouvido a essas falas, pois hoje devo muito a onde estou pela coragem de estar na frente dos palcos e escrevendo conteúdo técnico que me desafiasse.
Quem não é visto, não é lembrado
Se você não posta, não aparece quais são as chances de lembrarem de você?
Mas Ana …. por que alguém deve lembrar de mim?
Vamos refletir nun seguintes:
Você é iniciante
Você tem conteúdos escritos em artigos, técnicos
Você compartilha esses conteúdos no Linkedin
Você se aplica para uma vaga
Me diz quais as chances da pessoas recrutadora querer de imediato fazer uma entrevista com você?
Pensa que você está 10 passos a frente das demais pessoas candidatas.
Ah Ana, mas eu estou confortável na empresa que estou, qual a necessidade disso?
Você está na empresa atual e escreve sobre um desafio que resolveu no trabalho
Você começa a ganhar mais responsabilidades
A sua pessoa gestora lê esse artigo
Você ganha notoriedade
Me diz, quais a chances de você receber um aumento, ou até uma promoção?
Mas pelo que você quer ser lembrado e como quer que sua marca seja espalhada ao redor do mundo.
Eu penso muito que os maiores cientistas, fisícos teóricos e práticos mais antigos, começaram e tiveram notoriedade pelas suas descobertas também, mas muito pelo conhecimento que eles disseminavam.
As escritas de artigos de Marrie Curie e foi percursora de diversas descobertas relevantes para o mundo. da ciência Não estou dizendo que você precisa descobrir algo super inovador, mas imagina daqui anos um artigo seu ainda ser útil para uma pessoa.
Eu até hoje recebo feedbacks e comentários de um dos meus primeiros artigos, mesmo ele sendo embasado num framework continua atual.
Uma coisa que muitas pessoas não entendem ainda, é que você ser lembrado não necessariamente é uma pra ganhar notoriedade e ser uma pessoa famosa.
Mas sim uma ferramente importantissima de marca pessoal, você pode acelerar de forma efetiva sua evolução profissional e pessoal.
Mas o que eu posso compartilhar e como?
Vamos lá, a etapa principal é entender o que você já sabe, o que você aplica no seu trabalho…
✅ Anote temas que você já sabe
Pode ser desde estrutura de dados, até API Rest, qualquer tema é interessante, por mais que já exista na internet
Faça um checklist dos projetos que já fez e os aprendizados que tirou disso.
✅ Utilize uma plataforma da comunidade
Para artigos técnicos em português você pode criar seu próprio blog, como eu fiz, ou você pode escolher uma plataforma da comunidade.
A que eu mais curti foi o dev.to pelo fato de ter uma comunidade ativa de ajuda a engajar os artigos. E também eles tem uma newsletter semanal que os artigos mais acessados são mostrados.
✅ Busque feedback
Se possível leve seus conteúdos para revisar, por alguma pessoa colega da área.
Entenda os pontos de melhoria e utilize uma linguagem acessível para que seu conteúdo chegue a mais pessoas.
Se for uma palestra, igualmente, revise, treine, e busque feeback de alguém já experiente.
✅ Seja transparente
Evite sempre dizer que você é expert, que você é a melhor pessoa nisso.
Você pode ser sim, ser iniciante não tira nenhum mérito de ser bom em algo.
Mas pra pessoa que estiver lendo ou assistindo seu conteúdo pode soar ofensivo.
Pra mim a transparência de no caso, palestrar sendo iniciante é um fogo totalmente benéfico tanto pra quem assiste quanto pra quem apresenta, pois ambos aprendem juntos, é incrível a experiência
No fim, learn in public é sobre não ter medo
Realmente é assustador expor o que você aprendeu né…
Mas no fim das contas é ir com medo mesmo, pois se passarmos a vida com medo de julgamentos e se exposição, jamais seremos lembrados.
E como o bill gates disse, a melhor forma de aprender é fazer com que as pessoas aprendam com você, ensinar é aprender 2 vezes mais.
E uma das maiores soft skills necessárias no mercado de tecnologia nos dias atuais é comunicação… a melhor forma de exercitar isso é ensinando e praticando.
Aprendizados que você pode levar do Tech Insights
"A melhor maneira de aprender algo é fazer com que outras pessoas aprendam com você"
Eu sempre tive medo de ensinar. Eu achava que precisava ser um expert em um assunto para poder compartilhar meu conhecimento com outras pessoas. Mas, um dia, eu percebi que isso não era verdade.
Eu estava aprendendo sobre um novo framework de desenvolvimento web e decidi escrever um artigo sobre ele. Eu estava animado para compartilhar o que eu tinha aprendido, mas também estava um pouco nervoso. Eu não queria que as pessoas me julgassem por não ser um expert no assunto.
Mas, eu decidi publicar o artigo mesmo assim. E, para minha surpresa, o artigo foi um sucesso. Eu recebi muitos feedbacks positivos de pessoas que estavam aprendendo sobre o mesmo framework.
Essa experiência me ensinou que ensinar é uma forma de aprender. Quando ensinamos algo a alguém, estamos forçando a nós mesmos a entender o assunto de uma forma clara e concisa. Isso nos ajuda a consolidar o nosso conhecimento e a identificar áreas onde ainda precisamos melhorar.
Também aprendi que ensinar é uma forma de compartilhar conhecimento. Quando compartilhamos nosso conhecimento com outras pessoas, estamos contribuindo para a comunidade e ajudando a tornar o mundo um lugar melhor.
E, finalmente, aprendi que ensinar é uma forma de construir relacionamentos. Quando ensinamos algo a alguém, estamos criando uma conexão com essa pessoa. Isso pode levar a oportunidades de colaboração, mentoria e amizade.
Desde aquela experiência, eu comecei a ensinar mais. Eu dou palestras, escrevo artigos e compartilho meu conhecimento nas redes sociais. E, cada vez mais, eu vejo os benefícios de ensinar.
Aqui estão algumas dicas para quem quer começar a ensinar:
Seja transparente sobre o seu nível de conhecimento. Não finja ser um expert se você ainda está aprendendo.
Use uma linguagem acessível. Evite usar jargões técnicos ou termos que possam ser difíceis de entender para pessoas que não são da área.
Receba feedback. Peça a outras pessoas para revisar seu conteúdo e fornecer feedback.
Seja persistente. Não desista se você receber críticas negativas.
Estou aqui no avião e realmente escrever esse conteúdo de hoje me deu vários insights e me fez refletir em como aprender é muito bom, pos isso artigos que palestras que eu fazia quando eu estava começando tinha muita essência e genuídade, por que eu estava realmente feliz em estar aprendendo aqui.
Claro, hoje quando faço palestras e escrevo sobre temas que domino ainda sim é o mesmo sentimento, mas bem diferente daquela época, é um sentimento que sempre tento resgatar, até por que serei uma eterna aprendiz de tecnologia, jamais saberei tudo.
Na verdade eu sinto que tudo que eu faço tem um espaço de “eu aprendi algo novo“, e então resolvo compartilhar.
Ensinar é uma habilidade valiosa que pode ser desenvolvida por todo mundo. Não tenha medo de compartilhar seu conhecimento com o mundo.
Me diz nos comentários se o tech insights de hoje faz sentido pra você, quero muito saber sua visão sobre o tema de hoje!
Dicas para a semana 🔥
EVENTO
Vai rolar um eventaço da NodeBR dia 13 de Dezembro, espero GERAAAAAL LÁ!
https://guild.host/events/nodebr-66-o-universo-p3jz3k
TRILHA SONORONA DA SEMANA
width="100%" height="352" frameBorder="0" allowfullscreen="" allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; fullscreen; picture-in-picture" loading="lazy"></iframe>